terça-feira, 21 de setembro de 2010

Folding at Home


O que é o Folding at Home.

O maior projeto de computação distribuída do mundo (Folding@Home), criado pelo grupo do Dr. Vijay Pande, trabalhando dentro da Universidade de Stanford, na Califórnia, que são entidades sem fins lucrativos, dedicados a pesquisa e educação. O projeto começou em Outubro de 2000, no final do Projeto Genoma Humano, e atualmente, contando com colaboradores pelo mundo inteiro usando seus computadores e especialmente as GPUs presentes nas placas de vídeo, sua capacidade computacional ultrapassa a casa de 5 Petaflops.

Dobramento de proteínas está relacionada à doenças, tais como : Alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, Huntington, Parkinson, cânceres e muitas outras...


Além disso, quando as proteínas não enrolam correctamente (ie "misfold"), pode haver conseqüências sérias, incluindo muitas doenças bem conhecidas, tais como Alzheimer, Vaca Louca (BSE), CJD, ALS, de Huntington, doença de Parkinson, e muitos cancros e síndromes relacionadas ao câncer.

Qual é o dobramento de proteínas?

As proteínas são laboriosos da biologia - o seu "nanomáquinas". Antes de proteínas podem exercer essas funções importantes, eles se reúnem, ou "fold". O processo de enovelamento de proteínas, ao mesmo tempo crítico e fundamental para virtualmente toda a biologia, em muitos aspectos permanece um mistério.

Onde pode encontrar mais informações ?


Você pode ler mais sobre na pagina do Folding at Home .

Fonte : http://folding.stanford.edu/

0 comentários:

Postar um comentário