sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cloud Computing (Computação nas Nuvens)

Cloud Computing

O nome Cloud Computing ou Computação nas Nuvens, se refere á ideia de utilizarmos em qualquer lugar, as variadas aplicações da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

Entenda a Computação Nas Nuvens

Estamos acostumados a utilizar aplicações instaladas em nossos micros e armazer arquivos e dados diversos nos micros.No ambiente geralmente corporativo, isto é um pouco diferente, já que nele é mais facil encontrar aplicações disponíveis em servidores e que podem ser acessadas por qualquer terminal com permissão atráves de uma rede.

Uma das principais vantagens deste modelo está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem estar conectado a internet ou a rede. Ou seja, é possivel usar estes recursos mesmo você estando off-line. Entretando todos os dados gerados estarão restritos a esse computador exceto quando compartilhamos em rede. Mesmo no ambiente corporativo, isso poder gerar algumas limitações, como a necessidade de se ter uma licença de um determinado software para cada computador, por exemplo.

Com a rápida e constante evolução da tecnologia computacional e das telecomunicações está fazendo com que o acesso à internet se torne cada vez maior e cada vez mais rápido. Em países mais desenvolvidos, como Japão, Alemanha e os EUA, é possivel ter acesso rápido à internet pagando-se muito pouco, assim criando uma situação perfeita para a popularização da Cloud Computing, embora esse conceito esteja se tornando conhecido no mundo todo, inclusive no Brasil.

Com a Cloud Computing, vários aplicativos, como arquivos e outros dados relacionados, não precisam mais estar intalados ou armazenados no seu computador.Elas passam a ficar disponíveis nas "nuvens", ou seja, na internet. Ao fornecedor da aplicação cabe todas as tarefas de desenvolvimento, armazenamento, manutenção, atualização, backup, escalonamento, etc.Você não precisará se preocupar com nada disso, apenas com acessar e utilizar.

Um bom exemplo prático da Cloud Computing é o Google Docs, serviço onde os usuários podem editar textos, fazer planilhas, elaborar apresentações de slides, armazenar arquivos, entre outros, tudo pela internet, sem necessidade de ter programas como o Microsoft Office ou OpenOffice.org instalados em suas máquinas. O que o usuário precisa fazer é apenas abrir o navegador de internet e acessar o endereço do Google Docs para começar a usar, não importa o sistema operacional ou o computador utilizado para esse fim. Neste caso, o unico cuidado que você deverá ter será o de usar um navegador de internet compativel, o que é o caso da maioria dos browsers da atualidade.

Tipoligia

Atualmente, a Cloud Computing é dividida em cinco tipos:
  • IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço (em português): quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.
  • PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço (em português): utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).
  •  DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço (em português): as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup. 
  • SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço (em português): uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , Microsoft Sharepoint Online). 
  • CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço (em português): uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Siemens Enterprise , Locaweb).
 Fonte:Wikipédia e Info Wester
Espero que tenha gostado do post, t+...

0 comentários:

Postar um comentário